SOBRE O EVENTO

II Congresso Brasileiro de Hispanistas

 

Informações Gerais

O II Congresso Brasileiro de Hispanistas foi decorrência de dois fatos anteriores que devem ser integrados no cenário científico nacional. Tais fatos foram a realização do I Congresso Brasileiro de Hispanistas, que teve lugar na Universidade Federal Fluminense em outubro de 2000; e a criação, no transcurso da mencionada reunião, da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

Após a inauguração – dia 8 de outubro, no Instituto Itaú Cultural – o Congresso continuou, durante os dias 9, 10 e 11, no prédio do Departamento de História da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária. Participaram 220 palestrantes, provindos de todo o Brasil, bem como de outros países (Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México e o Reino Unido). A eles, somaram-se mais de 300 ouvintes, particularmente alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades brasileiras.

Salientamos, dentre os trabalhos aqui publicados, os que registram a participação de importantes convidados. A conferência de Juan José Saer sobre a obra de Juan Carlos Onetti, intitulada "El soñador discreto" abrilhantou a abertura do Congresso. As restantes conferências plenárias estiveram a cargo de: Soledad Varela (da Universidad Autónoma de Madrid): "La regularización léxica como proceso funcional y formal: Cambio diacrónico, variación dialectal y préstamo"; Juan Ignacio Ferreras (do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid): "España y modernidad"; e Santiago Alcoba (da Universidad Autónoma de Barcelona): "Internet, cortesía y variantes del español".


Durante o Congresso, realizou-se também a Assembléia Geral Ordinária da ABH, a qual, além de escolher uma nova Diretoria para a Associação para o biênio 2002-2004, definiu o mês de outubro de 2004 para a realização do III Congresso Brasileiro de Hispanistas e convidou os membros da ABH que atuam como docentes na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) para organizá-lo.

O balanço final que cabe fazer aqui sobre o II Congresso é de que sua realização e repercussão significam a definitiva afirmação da ABH como entidade representativa e aglutinadora dos pesquisadores brasileiros das diversas especialidades do Hispanismo. Foi unânime, no fim do Congresso, a ponderação da elevada qualidade acadêmica dos trabalhos apresentados e da impecável organização que permitiu a circulação de informações e o debate almejados. O elevado número de participantes (levando-se em conta a enorme dispersão pelo território brasileiro dos pesquisadores voltados para campos tão específicos) foi um outro sintoma positivo da afirmação do Hispanismo no Brasil. Igualmente, a considerável e entusiasta participação, como ouvintes, de alunos de graduação da especialidade em Espanhol, provindos de diversas universidades brasileiras, permite pensar que o futuro da pesquisa nas diversas especialidades do Hispanismo se mostra promissório no país. Essa pesquisa, no entender dos organizadores do II Congresso, é o suporte indispensável para que o atendimento à enorme demanda pelo estudo da Língua Espanhola, no Brasil, seja feito a partir de bases científicas sólidas. Ao divulgarmos os trabalhos apresentados no Congresso, pretendemos estender os efeitos deste ao grupo crescente de brasileiros interessados na Língua Espanhola e nas Literaturas e Culturas dos povos hispano-falantes.

 

Organizadores das Atas

  • Adrían P. Fanjul
  • Ana Cecilia Olmos
  • Mario M. González
  •  

    Patrocinadores

    O Congresso teve apoio da Universidade de São Paulo (USP), Ministério da Cultura, Embaixada da Espanha, Instituto Itaú, Capes, FAPESP, Instituto Cervantes, FFLCH, UFF, Editora Edelsa, Interprase Idiomas, Editora Espasa dentre outras instituições.

          

     

      

     

      

     

    Processo FAPESP nº 02/06506-9

     

    [Home] [Instruções aos autores] [Versão impressa]


    2004 - Associação Brasileira de Hispanistas

    Caixa Postal 26097
    05513-970 São Paulo SP - Brasil
    Tel.: +55 11 3091-4503
    /3091-5041
    Fax.: +55 11 3032-2325

    mariogon@usp.br