SOBRE O EVENTO

 

Missão do evento

Nas Jornadas do Trabalho, evento organizado pela Rede CEGeT de Pesquisa, busca-se construir um encontro para socializar pesquisas relacionadas com o estudo multifacetário dos mundos do trabalho, visando refletir sobre os novos desafios à práxis da pesquisa em Geografia e áreas afins do tema em questão, bem como fortalecer a rede de pesquisa formada por dezoito sub-grupos do CEGeT em várias universidades brasileiras que centram suas análises na expansão da sociedade do capital frente ao mundo do trabalho a partir da sua dimensão espacial. O evento conta com mesas de discussões, trabalhos de campo, grupos de trabalhos e simpósios temáticos visando interlocução com vários pesquisadores de IES’s, movimentos sociais e representantes de organizações sociais e públicas.

 

Histórico das JT's

O Centro de Estudos de Geografia do Trabalho completou em 2012, 16 anos de existência, e desde o início teve, como uma das suas prioridades principais, a realização de evento que possibilitasse diálogo amplo e frutífero na perspectiva de consolidar uma reflexão aprofundada da categoria/conceito trabalho no âmbito da Geografia. Assim, em 1999 se realizou a I Jornada do Trabalho na sede da APEOESP/Presidente Prudente.

Nos primeiros anos, a Jornada do Trabalho tinha como objetivo o diálogo entre o CEGeT, em construção, e especialistas na temática do trabalho, particularmente pesquisadores das Ciências Sociais. O Grupo, nesse momento era formado pelo Prof. Antonio Thomaz Junior e aproximadamente dez estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado). O número de integrantes foi aumentando à medida que se ampliavam o número de orientações (graduação e pós-graduação), com destaque para o doutorado que se iniciará. Nesse sentido, a estrutura do evento caracterizava-se por mesas redondas e momentos em que os integrantes do CEGeT apresentavam suas pesquisas para apreciação dos pesquisadores convidados. Articulando um diálogo muito rico e necessário nesses primeiros contatos.

No entanto, depois de duas edições nesse formato, ficou evidente a necessidade de ampliar a JT para que outros pesquisadores pudessem apresentar seus trabalhos, bem como militantes, dirigentes e demais participantes de movimentos sociais e organizações políticas da sociedade civil. Ao mesmo tempo, o próprio CEGeT se solidificará à medida em que os integrantes que se formavam mestres e doutores, passaram a se inserir nos Departamentos e Institutos de Pesquisa, em diversas universidades brasileiras.

Com essa nova configuração, decidiu-se também que as futuras edições da JT poderiam ser realizadas em campus universitários que tivessem pesquisadores da RCP. Em 2006, realizou-se na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, de Marechal Cândido Rondon-PR, a VII JT “Atualidade do trabalho e da classe trabalhadora no Brasil! Mais do que resistir, agir! ‘A esperança é a última que morre’”, em co-promoção com o grupo de pesquisa “Geografia das Lutas do Campo e da Cidade” (GEOLUTAS), primeiro grupo de pesquisa inserido na RCP.

Nas quatro edições que se sucederam à VII JT, esse formato de organização em co-parceria foi ganhando consistência. Em 2007, o evento retorna para Presidente Prudente, com o título “Modernidade e os signos da Barbárie para a Classe trabalhadora”, e em 2008 é realizado no campus de Catalão da Universidade Federal de Goiás, a IX JT “Dinâmica territorial do trabalho no século XXI: em busca dos sujeitos que podem emancipar a sociedade para além do capital“, protagonizada em conjunto com o Núcleo de Pesquisa “Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais” (GETeM).

Em 2009 comemoramos os 10 anos de realização das JT´s novamente em Presidente Prudente com a décima edição “A importância da teoria para a transformação social e a imprescindibilidade da pesquisa para a materialização da práxis emancipatória da classe trabalhadora no século XXI”. Em 2010 a XI JT migrou para a Paraíba, em João Pessoa, e a realização dessa edição “Trabalho e as escalas das práxis emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital”, deu-se em co-autoria com o CEGeT-Paraíba, sediado junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2011, a XII JT “A dimensão espacial da expropriação capitalista sobre os mundos do trabalho: cartografando os conflitos, as resistências e as alternativas à sociedade do capital” ocorreu em Curitiba, em co-organização com o Grupo de Pesquisa, também integrante da RCP, “Coletivo de Estudos Sobre Conflitos pelo Território e pela Terra” (ENCONTTRA), sediado junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Essa sequência foi consolidando as discussões sobre a temática do trabalho na Geografia, amplificando desdobramentos para outros eventos dentro e fora deste corpo científico, bem como para pesquisadores de outros grupos de pesquisa, e de outras áreas do conhecimento.  Fato é que a temática do trabalho também se consolidou nos últimos três Encontros da Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia (ANPEGE), Rio de Janeiro (2007), Curitiba (2009) e Goiânia (2011).

Além dos inúmeros trabalhos apresentados nas edições das Jornadas do Trabalho e que estão sistematizados nos anais correspondentes (Ver no site do CEGeT: <http://www4.fct.unesp.br/ceget/ANAISXII/anaisXII.htm> Acesso em 12/11/2012.), o evento também serviu para fornecer, em alguns momentos, artigos e resenhas para a revista do grupo (Pegada – agora na versão digital via SEER (http://www4.fct.unesp.br/ceget/ANAISXII/anaisXII.htm)), além de ampliar a interlocução do grupo com movimentos sociais e organizações sindicais, e diversos pesquisadores, dos quais podemos destacar: Giovanni Alves, Ariovaldo Santos, Ricardo Antunes, Ruy Moreira, Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Bernardo Mançano Fernandes, Emilia de Rodat Moreira, Alexandrina Luz Conceição, Marildo Menegat, João Edmilson Fabrini, Léa Francesconi, Ivan Targino, Ivo Tonet, Jesus Ranieri, José Roberto Novaes, Raquel Santos Sant’Ana, Jorge Luis Souto Maior, Ildeberto Muniz de Almeida, Edvânia Angela de Souza Lourenço, entre outros.

Para finalizar, é importante destacar a mudança na estrutura do evento, desde o primeiro momento em que se conformava por Mesas Redondas, apresentação de trabalhos dos membros do CEGeT e trabalho de campo, até a atual, na qual há a valorização da discussão a partir da criação de cinco Grupos de Trabalho (GT´s), nos quais são debatidos grandes temas que representam a diversidade de objetos de pesquisa e de abordagem metodológica dos participantes das últimas três JT´s .

 

Instituição responsável pelo evento

Rede CEGeT de Pesquisa site: http://www4.fct.unesp.br/ceget/

 

 

Apoio:

 

 

[Home] [Instruções aos autores]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

CEGeT – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
– UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia
Rua Roberto Simonsen, 305 -  Jardim Educacional
19060900 - Pres. Prudente/SP
Tel: (18) 3229-5650
Fax: (18) 3221821


ceget@fct.unesp.br