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Simpósio Internacional do Adolescente



Resumen

GOEDERT, Rosicler. As experiências dos adolescentes em situação de escolarização na escola pública da cidade de Curitiba-PR.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Anales electrnicos... Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000200032&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 31 Oct. 2024.

O presente trabalho decorre da pesquisa "A cultura jovem e as relações da experiência de escolarização em Educação Física", com alunos(as) adolescentes dos primeiros anos do Ensino Médio. A investigação trata da compreensão da juventude enquanto categoria sócio-histórica e cultural, observando as práticas escolares dos adolescentes nas aulas de Educação Física, reconhecendo que ser adolescente e jovem não depende só da idade, como característica biológica e condição de corpo, mas de uma condição que se articula social e culturalmente. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se nas análises do material empírico produzido nas turmas observadas, empregando como fonte de evidência a observação participante, a entrevista e a análise documental. Verificou-se de que maneira a escola, compreendida como espaço de experiência social, desenvolveu determinadas ações e põe em prática certas estratégias pedagógicas articuladas com a cultura juvenil, no caso, a forma como os professores em aula de Educação Física selecionaram um determinado elemento do conteúdo das aulas, que foram as atividades esportivas, especificamente o futebol. Constatou-se que a construção de determinadas condições escolares, para que a juventude vivencie a sua cultura pela via da prática esportiva, encontra guarida, de um lado, nas demandas da própria cultura juvenil; de outro, na receptividade que os docentes e a própria cultura da escola têm para com este fenômeno, caracterizado, na história da Educação Física, como um dos elementos forjadores das políticas para a juventude e também constitutivo do código disciplinar da Educação Física no Brasil. Concluiu-se, através dos depoimentos e entrevistas, pela configuração de determinadas práticas escolares no ensino de Educação Física, onde se observa uma identificação e não uma identidade entre os saberes escolares e a cultura juvenil, a qual é assumida como natural pelos sujeitos escolares produzindo determinadas práticas de Educação Física, cujos elementos simbólicos geram e movimentam a cultura da escola, reproduzindo certos mecanismos próprios da cultura política.

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