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ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Da criança-problema à criança como enigma1

 

 

Tânia M. A. Campos Rezende

Mestranda em Psicologia e Educação (FE-USP), graduada em Psicologia (PUC-SP), formação em Psicanálise (CEP-SP), atua como diretora de escola de educação infantil em SP - taniarezende@usp.br

 

 


RESUMO

A escola de educação infantil tem importante papel na subjetivação das crianças. Um espaço de circulação da palavra e de escuta é um dispositivo que pode auxiliar os professores a enfrentarem a angústia inerente à sua prática, sem apagar a dimensão singular de alunos, professores e demais profissionais da escola. Nenhum rótulo ou descrição recobre a dimensão do enigma que toda criança oferece no encontro com o educador.

Palavras-chave: psicanálise; educação infantil; orientação de professores; conversação; criança-problema; inclusão


 

 

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REFERÊNCIAS

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1 O conteúdo deste artigo foi apresentado também no X Colóquio do NUPPE realizado em 05 de outubro de 2012, na FE-USP.