9Letras, palavras e conexões: uma aposta na escolarização de um adolescente psicóticoSobre o mal estar, um corpo do(c)ente: a mulher-professora e seu encontro com as diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professores

 

 

Renata Nunes VasconcelosI; Margarete Parreira MirandaII

IUEMG - renata.vasconcelosuemg@gmail.com
IIUEMG/UFOP - margaretemiranda@hotmail.com

 

 


RESUMO

Trata-se de um artigo referenciado em um projeto de pesquisa teórica, em andamento, que investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Esse projeto, aprovado pelo CNPQ, está sendo trabalhado por alunos e professores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico, ligados à Universidade do Estado de Minas Gerais. Exploramos em nossas investigações os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação dos professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando a margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.

Palavras-chaves: formação de professores; educação; psicanálise


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

BIBLIOGRAFIA

AGUIAR, Rosane M. R. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, Sofrimento psíquico de professores: uma leitura psicanalítica do mal-estar na educação. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Brasília.

ARROYO, M. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

ARROYO, M. Oficio de mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BATISTA, Analía S. e CODO, Wanderley. Crise de identidade e sofrimento. In: CODO, W. (Coord). Educação: carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis, RJ: Vozes / Brasília: CNTE: UNB. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999, p.60-85.

COHEN, Ruth H. P. A lógica do Fracasso escolar: psicanálise e educação. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2006.

CORDIÉ, Anny. Malestar en el docente. La educación confrontada com el psicoanálisis. 1ª ed. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visón, 2003.

CORTESÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em risco de extinção? São Paulo: Cortez Editora e Instituto Paulo Freire, 2002.

DINIZ, Margareth. De que sofrem as mulheres-professoras? In: LOPES, Eliane Marta Teixeira (Org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p.198-223.

FERRARI, Ilka F.; ARAÚJO, Renato S. O mal-estar do professor frente à violência do aluno. In: Revista Mal-estar e Subjetividade/ Fortaleza. v. V/ n. 2/ p. 261-280/ set. 2005.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 2ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 256p.

FREUD, Sigmund. [1905]. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1974

FREUD, Sigmund. [1914] Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. v. 13. Rio de Janeiro: Imago, 1974

FREUD, Sigmund. [1930] Mal-estar na civilização. In: Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. v. 21. Rio de Janeiro: Imago, 1974

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação educacional, 1992, p.51-76.

GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba S.(coord.) Os professores no Brasil. Impasses e desafios. Brasília; UNESCO, 2009.

GONÇALVES, José A. M. A carreira das professoras do ensino primário. IN: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. Lisboa: Porto Editora, 1992, p. 141-169

LIMA, Mônica A. de. O mal-estar docente e o trabalho do professor: algumas contribuições da psicanálise. In: PAIVA, Edil V. de (Org.). Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: D.P. & A. Editora, 2003.

MIRANDA, Margarete P. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. O mal-estar do professor em face da criança considerada problema: um estudo de psicanálise aplicada à educação. 2010. 240 f., enc. : Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.

MIRANDA, Margarete P. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sobre a "criança-problema" e o mal-estar do professor. 2006. 163 f., enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.

MRECH, Leni M. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999.

NOVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. 2ª Edição. Porto: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional e autores, 1992. P. 15-33

NOVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani.(org) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995, p. 29-41.

PEREIRA, Júlio D. Formação de professores. Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

PEREIRA, Marcelo R. O relacional e o avesso na ação do bom professor. In: A psicanálise escuta a educação. LOPES, Eliane Marta (org). Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

PIMENTA, Selma. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma e GHEDIN, Evandro (org.) Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p.17-52.

PINTO, A.R.; PAIVA,B.;LIMA, C.L.; ENTREPORTES, J.S. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. O professor reflexivo: reflexões sobre a inconsistência e a superficialidade do conceito nas reuniões anuais da ANPED. 2010.63f. Monografia (Trabalho de Conclusão de curso). Faculdade de Educação, UEMG, Belo Horizonte, 2010.

REVISTA PRESENÇA PEDAGÓGICA. Belo Horizonte, nº 6, Nov/Dez, 1995.

SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. e GHEDIN, E. (org.) Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p.81-87.

SANTOS, Luciona L. C. P. Formação de professores e qualidade do ensino. In: Escola Básica. Campinas: Papirus, 1992.p. 137-146. Coletânea CBE.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Medicas Sul,2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação educacional, 1992, p.77-91.

TIZIO, Hebe. Reinventar el vinculo educativo. In: TIZIO, Hebe (Org.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la pedagogia social e del psicoanalisis. Barcelona: Gedisa, 2003.

VASCONCELOS, Renata N. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar. 2010. 248 f., enc: Tese (Doutorado )– Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.