9Seria a ausência do corpo do professor um meio de tornar a educação uma tarefa mais eficiente?Um lugar para o sujeito no ensino da medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  




ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

Autonomia e formas de intervenção

 

 

Flávia de A. P. CézariI; Lívia A. ZaniniI; Supervisora: Ana Beatriz V. CoutinhoII

IAlunas de Graduação do Instituto de Psicologia da USP
IINúcleo de Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar da USP

 

 


RESUMO

Partimos de temas que surgiam de nossas reflexões sobre um estágio acompanhando crianças em diferentes atividades que realizavam em uma instituição, onde passamos a realizar encontros com as crianças para trabalhar estes temas. Percebemos, ao longo dos encontros, como muito relacionada ao tema da autonomia, estava a nossa postura com relação à forma de interagirmos com as crianças.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

AGUIAR, K. ROCHA, M. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Revista Ciência e Profissão. n. 27.4, 2007, pp. 648-663.

COSTA, S.S.G. Esquizo ou da educação: Deleuze Educador Virtual. In. Lins, D., Costa, S.S.G., Veras, A. (org.). Nietzche e Deleuze: Intensidade e paixão. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, CE: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, 2000.

GUATTARI, R. ROLNIK, S. Subjetividade e História. In. __________. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2005. pp. 33-61.

KASTRUP, V.; BARROS, R. B. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 76-91.