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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação
ISBN 978-85-60944-35-4 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line
Resumo
Santana Poliana Marina Mascarenhas de. Enodam-se os nós: o real, o simbólico e o imaginário no fazer do coordenador pedagógico. In: Anais do 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo [Anais online]; 2010 Nov 11-13; São Paulo, SP, Brasil. 2011 [citado 2024 Out 31]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100057&lng=pt&nrm=van .
"Enodam-se os nós: o real, o simbólico e o imaginário no fazer do coordenador pedagógico" é um estudo que pretende escutar sobre as demandas do coordenador pedagógico na contemporaneidade, analisando como este profissional percebe esse fazer, seus furos, faltas e afetos com relação a si mesmo e ao outro, na tentativa de enredar o nó borromeano para expressar na sua práxis de que jeito o real, o simbólico e imaginário estruturam o sujeito ensinante e aprendente. O marco teórico desse estudo funda-se em alguns pressupostos da teoria psicanalítica e em autores que discutem sobre o coordenador pedagógico. A metodologia aplicada é a abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram oito coordenadores do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idade entre 28 e 47 anos, da rede pública dos municípios de Salvador, Feira de Santana e Riachão do Jacuípe. Após a leitura do material de coleta algumas categorias de análise foram levantadas, o que contribuiu para aprofundar as análises. As possíveis conclusões demonstram o desejo do coordenador em (re)construir cotidianamente a sua forma de ver seu fazer, na busca de enodar os nós do cotidiano educativo e trabalhar o real, Simbólico e Imaginário com os professores, com vistas a reconhecer à impossibilidade, nomear, especular seu ato mesmo que esteja na ordem do gozo. Dessa forma, é preciso constituir o fazer do coordenador pedagógico de maneira que na sua práxis tenha possibilidade de escutar o professor na sua castração e criação.
Palavras-chave : Real; Simbólico; Imaginário; Coordenador Pedagógico; Fazer.