ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012
FOLHA DE ROSTO
O imaginário coletivo de universitários sobre a África: um estudo preliminar
The collective imagination of college students about Africa: a preliminary study
Alex Alexandre FialhoI; Rafael Aiello FernandesII; Aline Vilarinho MonteziIII; Tânia Maria José Aiello VaisbergIV
IGraduando em Educação Física, Universidade Paulista; bolsista ProUni
IIMestrando em Psicologia pela PUCCAMP e bolsista Cnpq
IIIMestre em Psicologia pela PUCCAMP
IVProfessora Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da USP; Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do IPUSP e da PUCCAMP; Coordenadora da 'Ser e Fazer': Oficinas Psicoterapêuticas de Criação e do NEW - Núcleo de Estudos Winnicottianos de São Paulo
RESUMO
Objetivamos investigar o imaginário coletivo de estudantes universitários sobre a África, no contexto de pesquisas sobre o fenômeno da afro - descendência. Realizamos uma entrevista coletiva com 20 alunos do curso de Educação Física, a partir de um procedimento denominado "narrativa imaginativa", que consiste no convite a pensar numa situação, sugerida pelo pesquisador, que solicita associações livres por escrito. No presente caso, sugerimos que imaginassem uma viagem à África. Considerados à luz do método psicanalítico, os escritos permitiram a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: "espelho africano" e "esquecida e desconhecida". Constatamos que o grupo estudado apresenta um imaginário complexo e ambíguo sobre o continente africano, no qual se mesclam visões contrastantes de miséria material, alegria de viver e sensações de estranheza. Não encontramos posicionamentos arrogantes ou preconceituosos.
Palavras-chave: Afro-descendentes, imaginário coletivo, pesquisa psicanalítica, inconsciente relativo.
ABSTRACT
We aimed to investigate the collective imagination of college students about Africa in the context of research on the phenomenon of african - ancestry. We conducted a collective enterview with 20 students of Physical Education, from a procedure called "narrative imagination", which is the invitation to think about a situation, as suggested by the researcher, who asks free association writing. In this case, we suggest that you imagine a trip to Africa. Considered bringing in the light of the psychoanalytic method, the interpretive writings enabled the production of two fields of meaning or emotional-affective unconscious on: "African Mirror" and "forgotten and unknown". We note that the group shows a complex and ambiguous imagery on the African continent, where they mix contrasting visions of material misery, joy of life and feelings of strangeness. We could not find placements arrogant or judgmental.
Keywords: african descent, collective imagination, psychoanalytic research, unconscious on.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia. 1999, 343f. Tese (livre-docência em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
AIELLO-VAISBERG, T.M.J.; AMBRÓSIO, F.F.; CORREA, Y. B. Encontros brincantes: o uso de procedimentos apresentativo-expressivos na pesquisa e na clínica winnicottiana. In: Ser e fazer: Enquadres Diferenciados na Clínica Winnicottiana. São Paulo, Idéias e Letras, 2004.
BLEGER, J. Psicologia da conduta. Porto Alegre: ArtesMédicas 1963, 242p.
BRASIL, Decreto- Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 9 de Janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm
DUSCHENE, S.; HAEGEL, F. L'entretien Collectif. Paris, Armand Colin, 2005.
GRANATO, T.M.M.; TACHIBANA,M. ; AIELLO-VAISBERG, T.M.J. Narrativas Interativas na Investigação do Imaginário de Enfermeiras Obstétricas sobre o Cuidado materno. Psicologia e Sociedade, 23, p. 81-89, 2011.
GRANATO, T.M.M; CORBETT, E.; AIELLO-VAISBERG, T.M.J. Narrativas e psicanálise. Psicologia em Estudo, 16 (1),p.157-163, 2011.
GOLDMAN, L. La Creation Culturelle dans La Societé Moderne. Paris, Denoel, 1971.
HERRMANN, F. O método da psicanálise. Editora Brasiliense. São Paulo. 1979, 360p.
HOFBAUER, A. Ações afirmativas e Debate sobre o racismo no Brasil. Lua Nova, São Paulo, 68. P9 - 56. 2006
MITCHELL, S.A. Relational concepts in psychoanalysis: an integration. Cambridge, Harvard University Press, 1988, 331p.
MITCHELL,S.A. Relationality: from attachement to intersubjectivity. New York, Routldedge, 2000, 200p.
POLITZER, G (1928). Crítica dos fundamentos da psicologia: a Psicologia e a Psicanálise. Tradução de Marcos Marcionilo e Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. Piracicaba: Editorial Unimep, 2004, 194p.
QUIJANO, A.; WALLERSTEIN I. Americanity as a concept or the Americas in the modern world-system. In: International Social Science Journal. Paris: UNESCO, n. 134, nov. 1992.
WILLIAMS,E. Capitalismo e escravidão. Tradução de Carlos Nayfeld. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1975, 295p.
WINNICOTT, D. W. Therapeutic consultations in child psychiatry. London, Karnac: 1971, 416p.
Endereço para correspondência:
Alex Alexandre Fialho
Rua Bristol, 617. Jardim Santo Eduardo
Embu das Artes, São Paulo- SP. Cep: 06823-090
Email: fialho.alex@ig.com.br
Rafael Aiello Fernandes
Rua Pereira da Nóbrega, 324, AP. 63. Vila Monumento
São Paulo- SP. Cep: 01549-020
Email: rafael.aiellofer@uol.com.br
Aline Vilarinho Montezi
Rua Cristalina, 26. Santa Esmeralda
Hortolândia-SP. Cep: 13186-533
Email: alinemontezi@hotmail.com
Tânia Maria José Aiello Vaisberg
Avenida Professor Mello de Moraes, 1721
Instituto de Psicologia
Cidade Universitária
São Paulo- SP. Cep: 05508-030
Email: Aiello.vaisberg@gmail.com