1O streetball trazendo o hip hop para a escolaConexões diaspóricas: a black music como elo nas relações raciais Brasil-Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

Dias Cristiane Correia. A telescopia histórica do break: no ritmo das ruas.... In: Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros [Anais online]; 2012  Abr 10-13; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Out 31]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100005&lng=pt&nrm=van .

Esse trabalho teve início com o TCC apresentado ao Centro Universitário Ítalo Brasileiro, para obtenção do Título de Bacharel em Educação Física, sob orientação da Profa. Rose Maria de Souza e foi expandido, quando inserido no projeto Rappers, os novos mensageiros urbanos na Periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, coordenado pela Profa. Dra Mônica do Amaral, da FEUSP. Pretende abordar o Break como uma das manifestações da Cultura Hip-Hop, uma vez que ainda são escassos os estudos que demonstram a importância do mesmo. O break será associado ao ritmo, enquanto expressão corpórea e musical, capaz de desenvolver no indivíduo consciência, fluidez, autonomia e liberdade de expressão. A pesquisa de suas origens e fundamentos constitui-se em importante instrumento para que o professor possa estimular o indivíduo (a) a vivenciar a Cultura Corporal do Movimento, associando-a às capacidades físicas. Desse modo, pretende fazê-lo identificar nesta "cultura da rua", parte essencial das atividades dos clubes, academias, organizações e principalmente nas escolas. Assim sendo, a pesquisa apresenta um viés estético-cultural, procurando atender as necessidades dos educandos de conhecer as bases em que se formou o elemento Break. Tanto o elemento Break como a Cultura Hip Hop permitem uma forma de ressignificação do hip hop a partir da cultura afro-brasileira, além de propiciar a construção da própria identidade do jovem, sobretudo do morador da periferia. A compreensão de seu papel na comunidade e no mundo é uma das consequências mais importantes para a formação do jovem hihopper.

Palavras-chave : Break; Cultura Hip Hop; Educação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português