1A telescopia histórica do break: no ritmo das ruas...Jovens, estudo de língua estrangeira e musicalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

Silva Daniela Fernanda Gomes da. Conexões diaspóricas: a black music como elo nas relações raciais Brasil-Estados Unidos. In: Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros [Anais online]; 2012  Abr 10-13; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Out 31]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100006&lng=pt&nrm=van .

O presente trabalho propõe uma observação da relação entre a juventude negra paulistana e a black musicnorte-americana, onde esta se apresenta como elo entre os povos da diáspora africana. A compreensão desse fenômeno envolve mais do que o estudo de simples manifestações culturais, mas apresenta também aspectos sociais e políticos que influenciam na formação da identidade desse grupo. Em uma dinâmica que tem início ainda na década de 1970 e se estende até o presente momento, a participação nas chamadas "festas blacks" serve como elo nas relações raciais entre Brasil e Estados Unidos. Para observação desse fenômeno realiza-se pesquisa sobre temas como diáspora e formação da identidade do povo negro. Utilizo como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, vídeos e websites e também observações realizadas por meio de experiências pessoais.

Palavras-chave : identidade; black music; diáspora; negros; cultura.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português