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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros
ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Resumo
Fernandes Diego Sávio da Costa. O Hip Hop nos livros didáticos: uma breve análise. In: Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros [Anais online]; 2012 Abr 10-13; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Out 31]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100008&lng=pt&nrm=van .
O Hip Hop pode determinar uma grande influência na formação do público jovem. O fato dos livros didáticos absorver e representar uma cultura de interesse da juventude, sendo um apelo para que atenção seja dada aos menos favorecidos fazem da aparição do Movimento Hip Hop nos livros um evento histórico, de importância cultural, política e social. O período histórico compreende os anos 90 e a primeira década do Século XXI quando os livros associam o Movimento Hip Hop a uma diversidade de assuntos e temas. Baseando nestas evidências uma análise sistemática que investigue o tratamento e as representações que o Hip Hop recebe nos Livros Didáticos de História, Português e Literatura, é importante, localizando o aparecimento deste movimento nos livros, os seus contextos, as suas abordagens e o tratamento que recebe, visto que, através de seus recortes, podem alimentar pensamentos preconceituosos, sem embasamento, ou tendenciosos, desconectados de uma realidade.
Palavras-chave : Movimento Hip Hop; cultura juvenil; livros didáticos; movimentos sociais; cultura escolar.