ISBN 978-85-60944-38-5 versão
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Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012
O Hip Hop nos livros didáticos: uma breve análise
Diego Sávio da Costa Fernandes
Graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. (2010). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. e-mail: diegosavioop@yahoo.com.br
RESUMO
O Hip Hop pode determinar uma grande influência na formação do público jovem. O fato dos livros didáticos absorver e representar uma cultura de interesse da juventude, sendo um apelo para que atenção seja dada aos menos favorecidos fazem da aparição do Movimento Hip Hop nos livros um evento histórico, de importância cultural, política e social. O período histórico compreende os anos 90 e a primeira década do Século XXI quando os livros associam o Movimento Hip Hop a uma diversidade de assuntos e temas. Baseando nestas evidências uma análise sistemática que investigue o tratamento e as representações que o Hip Hop recebe nos Livros Didáticos de História, Português e Literatura, é importante, localizando o aparecimento deste movimento nos livros, os seus contextos, as suas abordagens e o tratamento que recebe, visto que, através de seus recortes, podem alimentar pensamentos preconceituosos, sem embasamento, ou tendenciosos, desconectados de uma realidade.
Palavras chave: Movimento Hip Hop, cultura juvenil, livros didáticos, movimentos sociais, cultura escolar.
ABSTRACT
The Hip Hop can determine a great influence on training of young people. The fact of that textbooks, absorb and represent an interest in youth culture, being an appeal for attention to be given to the people disadvantaged, make the appearance of the Hip Hop Movement on the books a historical event, of cultural, political and social. The historical period comprises decade of the 90 and the first decade of the twenty-first century when books associate the Hip Hop Movement to a variety of topics and themes. Based on this evidence a systematic analysis to investigate the treatment and the representations that Hip Hop gets in History Textbooks, Portuguese and Literature, is important, track the emergence of this movement in the books, their contexts, their approaches and treatment that receives, since, through his clippings, can feed prejudiced thoughts, unsupported, or biased, disconnected from reality.
Keywords: Hip Hop Movement, youth culture, textbooks, social movements, school culture.
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