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ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012

 

Hip-hop & sarau: o Capão Redondo como centro da luta cultural

 

 

Eduardo Cardoso Rocha

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CAPES). Rua Seis de Janeiro, 28, Ap 202, Uruguai - Salvador/Bahia. CEP: 40.450-260. E-mail: eduardocrocha@yahoo.com.br. Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB onde desenvolve pesquisa sobre as práticas político-culturais do grupo de rap Racionais MC's. Professor da Rede Estadual da Bahia e membro do Núcleo Akofena e do Grupo de Pesquisa Corpo e Política, coordenado por Osmundo Pinho. Agradeço a todos as contribuições para aprofundamento desta pesquisa.

 

 


RESUMO

O Capão Redondo é um território da periferia sul da cidade de São Paulo. Ficou conhecido no final do século XX através da "voz ativa" de grupos de rappers como o Racionais MC's. As vozes dos rappers são constituídas e constituintes dos modos de vida dos residentes do local. O racismo e a morte emergem como elementos que formam a experiência social da comunidade, com maior impacto para sua juventude. São fatos inscritos no processo de subjetivação formado por conflitos estruturais e históricos vividos principalmente pelos jovens negros. O genocídio anti-negro é representado no discurso musical dos rappers dos Racionais. Atualmente, o bairro é movimentado por saraus como o Sarau Vila Fundão que se instala nas suas ruas. Em continuidade com o movimento hip-hop (SILVA, 2011), o sarau - aliado à "voz ativa" dos rappers - renova e soma-se ao processo de luta político-cultural emergente nas ruas do Capão.

Palavras-Chave: Hip-hop; Sarau; Racionais MC's; Capão Redondo; Luta Cultural.


ABSTRACT

The Capão Redondo is a territory of the southern outskirts of the city of São Paulo. It became known at the end of the twentieth century through the "active voice" of groups of rappers like the Racionais MC's. The voices of rappers are constituents and constituted by the way of life of the local residents. Racism and death emerge as elements that form the social experience of the community, with greater impact for their youth. These are facts inscribed into the process of subjectivity formed by historic and structural conflicts lived mainly by young blacks. Anti-black genocide is represented in the musical discourse of the rappers Racionais. Currently, the neighborhood is movement for Sarau Vila Fundão that hosts parties on their streets. In continuity with the hip hop movement (SILVA, 2011), the sarau - allied to the "active voice" of the rappers - renews and adds to the process of emerging political and cultural struggles into streets of the Capão Redondo.

Key-Words: Hip-hop; Soirees; Racionais MC's; Capão Redondo; Cultural Struggle.


 

 

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