ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012
Do triângulo da morte ao círculo das artes: um olhar sobre a movimentação cultural da periferia Sul de São Paulo
Elisa Rodrigues Dassoler
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Linha de Pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos (PPGAV/UDESC). Contato: elisadassoler@hotmail.com; www.elisadassoler.blogspot.com. Grupo de Pesquisa Poéticas do Urbano (CNPq - PPGAV/UDESC)
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar a análise feita sobre a movimentação cultural da periferia sul de São Paulo, notadamente nos últimos anos, a partir da experiência de dois projetos artístico-culturais: "Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Periférica" e "Expedición Donde Miras: Caminhada Cultural pela América Latina" (DASSOLER, 2011). Tendo em vista que ambos os projetos foram protagonizados por artistas e agentes culturais moradores da referida região, este trabalho procura evidenciar a organização desses jovens realizadores a partir da análise dos usos do território, do qual fala o geógrafo Milton Santos. Em linhas gerais, este trabalho apresenta a dinâmica cultural da periferia sul de São Paulo como um processo híbrido, marcado pelo conflito entre a racionalização hegemônica do espaço e a emergência de contra-racionalidades que, no lugar e mediante os sistemas técnicos, se desenvolvem na perspectiva da construção de práticas sociais horizontalizadas pautadas na solidariedade e na resignificação da cidadania.
Palavras-Chave: Arte; Cultura; Periferia Urbana; Movimentos Populares; Horizontalidades
ABSTRACT
This article aims to present an analysis on the cultural movement of the southern outskirts of São Paulo, especially in the recent years, from the experience of two artistic and cultural projects: "Semana de Arte Moderna da Periferia: Antropofagia Periférica - Week of Modern Art from the Periphery: Peripheral Antropofagia" and "Expedición Donde Miras: Caminhada Cultural pela América Latina - Expedition Where you Look: Cultural Walk through Latin America" (DASSOLER, 2011). Given that both projects were featured by artists and cultural agents, residents of that region, this paper emphasizes the organization of these young artists from the point of view of the uses of the territory, as discussed by brazilian geographer Milton Santos. In general, this paper presents the cultural dynamics of the southern outskirts of São Paulo as a hybrid process, marked by the conflict between the hegemonic rationalization of the space and the emergence of counter-racionalities,that, in place and through the technical systems, are developed in the view of the construction of social and horizontal practices, guided by solidarity and reframing of citizenship.
Keywords: Art; Culture; Urban Periphery; Social Moviments; Horizontalities;
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS
COSTA, Karina. Periferia faz sua própria Semana de Arte Moderna. Portal Aprendiz UOL. 01/11/2007. Disponível em: http://aprendiz.uol.com.br/content/clegucekuh.mmp. Acesso em 22/03/2010.
DASSOLER, Elisa Rodrigues. Coletivo Arte na Periferia: por uma outra dimensão territorial das artes visuais. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis, 2011.
DONDE MIRAS. Projeto da Expedición Donde Miras: Caminhada Cultural pela América Latina. Disponível em: http://expediciondondemiras.blogspot.com/2007/12/expedicin-donde-miras_07.html. Acesso em 06/08/2010.
EMBÓN, Daniela Almeida. A Produção Cultural da periferia de São Paulo e a construção da identidade territorial. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica, PUC. São Paulo, 2009.
FILHO, Maurício Monteiro. Das manchetes policiais para a revolução social. Portal Repórter Brasil. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=170. Acesso em 07/03/2010.
MOASSAB, Andréia. Brasil Periferia(s): a comunicação insurgente do hip-hop. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica - PUC. São Paulo, 2008.
RAMOS, Célia Maria Antonacci. Hip Hop: protagonista de novas políticas midiáticas. Anais: 15º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Salvador: UNIFACS/ANPAP, 2006.
REZENDE, Neide Luiza. Sobre Vanguardas e Periferia. In: Revista Época. Edição nº 487. 19/11/2007. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG79070-5856,00.html
SANTOS, Milton. O País distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.
______. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
______. O Espaço do Cidadão. 7ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009 a.
______. Por uma Economia Política da Cidade: o caso de São Paulo. 2ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009 b.
SILVEIRA, Maria Laura. Uma situação geográfica: do método à metodologia. In: Revista Território, Ano IV, Nº. 6, Jan./Jun. 1999.
SPOSITO, Maria Encarnação. Espacialidade, cotidiano e poder. In: Revista Geosul. Número 14. Ano VII. Editora da UFSC: Florianópolis, 1992.
VAZ, Sérgio. Cooperifa: antropofagia periférica. Coleção Tramas Urbanas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.