ISBN 978-85-60944-38-5 versão
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ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Coloq. Int. Cult. Jovens Afro-Bras. Am., Encontros e Desencontros Abr. 2012
Os desafios à produção político-cultural de jovens mulheres
Mônica Rodrigues CostaI; Tábata de Lima PedrosaII
IUFPE. Universidade Federal de Pernambuco, Av. dos Economistas s/n, CCSA, Recife-PE, CEP 50670-901, morodrigues.costa@gmail.com
IIUFPE. Universidade Federal de Pernambuco, Av. dos Economistas s/n, CCSA, Recife-PE, CEP 50670-901, tabatapedrosa@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho resulta de pesquisa junto a jovens mulheres integrantes do movimento hip hop e visa refletir sobre a produção político-cultural do elemento grafite na cidade de Recife. De natureza qualitativa o estudo adotou o relato etnográfico, entrevista e registro fotográfico dos grafites durante seu processo de produção por quatro jovens. A relação público-privado apresentou-se como significativamente relevante, uma vez que o hip hop é uma cultura "das ruas", especialmente a produção do grafite, gerando tensões para a participação e circulação na cidade. As experiências são problematizadas a partir da categoria gênero, que contribui para refletir acerca das relações sociais de poder e identificar os códigos de convivência e (des)igualdades, para os quais identificamos três diferentes posicionamentos político-sociais: 1) a reprodução da cultura machista dominante; 2) a produção de leituras críticas acerca da cultura dominante; 3) a construção de propostas de transformação, ainda incipiente, dessa cultura.
Palavras Chaves: movimento hip hop; gênero; juventude
ABSTRACT
Thispaper results from asurvey ofyoungwomenmembers of thehip hop movementand aims toreflect on thepolitical and culturalproductionof thegraphiteelementin the city ofRecife. This qualitativestudyadopted theethnographic report, interview andphotographic recordof graffitiduringits production processby four youths. Thepublic-private relationsappeared assignificantlyrelevant,since thehiphopcultureisa"street", especially the production ofgraphite,creating tensionsfor participationand circulationin the city. Experiments areproblematizedfrom thegender category, which contributesto reflectabout the social relationsof power andidentify thecodesof coexistence and(dis) equalities,for whichwe have identifiedthreedifferentsocio-politicalpositions: 1)playing themacho culturedominant, 2) the production ofcritical readingson thedominant culture, 3) the construction ofproposals forchange, still in its infancy, this culture.
Keywords: hip hop movement, gender, youth
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