9Por que as pílulas não podem educar?Letras, palavras e conexões: uma aposta na escolarização de um adolescente psicótico author indexsubject indexsearch form
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On-line ISBN 978-85-60944-35-4

An 9 Col. LEPSI IP/FE-USP 2012

 

As posições discursivas dos educadores de creche e seus efeitos nas práticas com bebês

 

 

Maria Cristina Machado Kupfer; Ana Paula Magosso Cavagionni; Mariana Rodrigues Anconi

 

 


RESUMO

Profissionais e instituições são constantemente atravessados por diversos tipos de discursos que influenciam e contribuem para o estilo de prática a ser adotado. Este artigo tem como objetivo localizar alguns dos discursos a que está submetida uma amostra de 141 profissionais da educação infantil (berçários 1 e 2) da cidade de São Paulo, bem como os efeitos desses discursos em sua prática profissional.

Palavras-chave: CEI, IRDI, discurso, pedagogia, psicanálise.


ABSTRACT

Professionals and institutions are constantly crossed by many types of discourses that influence and contribute to the style of practice to be adopted. This article aims to locate some of the speeches that are submitted a sample of 141 early childhood professionals (Nursery 1 and 2) of the city of São Paulo and the effects of these discourses in their professional practice.

Keywords: CIS, IRDI, discourse, pedagogy, psychoanalysis.


 

 

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REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Anexo 1

Primeiro questionário

(S) – discurso subjetivante; – discurso pedagogizante; (M) – discurso mediclaizante

Responda às questões a partir do seu modo de entender como devem ser os cuidados com uma criança entre zero e dezoito meses nos centros de educação infantil. Justifique a sua resposta.

1. Quando uma criança chora, antes de mais nada é importante que:

a) a professora saiba o que ela quer, tomando por base as teorias sobre o desenvolvimento da criança. (P)

b) a professora saiba o que ela quer, porque já se estabeleceu entre elas um tipo de vínculo que permite à professora supor que já conhece seu aluno. (S)

c) a professora atenda imediatamente à criança. (P)

d) a professora chame a auxiliar de enfermagem. (M)

e) Nda.

2. As mães falam com seus bebês com uma voz melodiosa e muito carinhosa.

a) as professoras não devem falar do mesmo modo porque não são as mães de seus alunos. (P)

b) as professoras não devem falar do mesmo modo porque isso infantiliza as crianças. (P)

c) embora não substituam as mães, as professoras devem falar do mesmo modo porque precisam fazer uma continuidade dos cuidados da mãe na creche.(S)

d) as professoras devem falar do mesmo modo porque as crianças são pequenas.(P)

e) nda.

3. Entre quatro e oito meses:

a) a criança já tem uma linguagem própria.(S)

b) a criança ainda não consegue expressar suas necessidades.(P)

c) a criança vocaliza para treinar as cordas vocais (M)

d) a criança vocaliza exclusivamente para ir se preparando para aprender a falar.(P)

e) nda.

4. Quando uma criança de 8 meses busca brincar com o corpo da professora:

a) a professora deve desestimulá-la.(P)

b) a professora pode permitir, se assim o desejar.(S)

c) a professora não deve permitir para não reforçar preferências dela em relação às outras crianças. (P)

d) isto acontece porque a professora não está sendo profissional, mas está se deixando envolver pela criança.(P)

e) nda.

5. Se uma criança de um ano quer comer com as mãos:

a) a professora pode permitir que ela o faça com alguns pedaços de comida, mas não durante toda a refeição.(S)

b) é importante que ela coma toda a comida, sem brincar com ela.(M)

c) ainda é cedo para dar a ela alguma autonomia.(P)

d) todas as crianças devem comer de igual modo.(P)

e) nda.

6. Sobre falar com crianças muito pequenas:

a) é inútil porque ainda não nos entendem.(P)

b) devemos falar com elas para que aprendam o mais cedo possível a falar.(P)

c) o que importa é a melodia das palavras. (S)

d) a professora deve falar com todas em conjunto, para as crianças aprenderem a fixar a atenção.(M)

e) nda.

7. As regras de comportamento:

a) devem ser colocadas para as crianças o mais cedo possível.(P)

b) podem ser colocadas a partir de oito meses de idade da criança.(S)

c) são importantes porque seu objetivo principal é torna-la obediente.(P)

d) evitam um maior envolvimento da professora com os alunos.(P)

e) nda.

8. Deve-se esperar que a criança entre na rotina na creche desde os 5 meses de idade porque:

a) desde cedo precisa obedecer.(P)

b) isso mostra que ela já está se transformando em um ser submetido à nossa cultura.(S)

c) com isso ela deixará de sentir falta de casa.(P)

d) ela terá um melhor aproveitamento das horas de sono.(M)

e) nda.