3, v.1Caracterização da madeira e da casca de Sclerolobium paniculatum, Dalbergia miscolobium e Pterodon pubescens para uso energético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumo

PIROLI, Edson Luís e CHAFFE, Patrícia Porto. Análise florística e determinação de volume das principais espécies ocorrentes em uma Floresta Ombrófila Mista.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 3., 2000, Campinas. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100001&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 19 Maio. 2024.

São estudadas a composição florística e estrutura fitossociológica de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista no município de Sertão, RS, com área aproximada de 700 ha. A análise estrutural destaca a Araucaria angustifolia como espécie dominante, principalmente na periferia do fragmento apresentando um número relativamente menor de indivíduos no interior da floresta. No sub bosque e em locais onde a Araucaria angustifolia não está presente, os gêneros Nectandra e Ocotea, são os que apresentam maior número de indivíduos e maior área basal.

Palavras-chave : Análise florística; Floresta Ombrófila Mista; Sertão.

        · resumo em inglês     · texto em português