3, v.1Caracterização da madeira e da casca de Sclerolobium paniculatum, Dalbergia miscolobium e Pterodon pubescens para uso energéticoInfluencia del tratamiento magnético sobre la activación de carbones provenientes de residuos lignocelulósicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumen

BERNI, Mauro Donizeti y BAJAY, Sergio Valdir. Geração de energia e a digestão anaeróbica no tratamento de efluentes: estudo-de-caso na indústria de papel. In Anales del 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 29 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100003&lng=es&nrm=iso> .

A questão dos efluentes industriais e agrícolas, coloca a humanidade frente a problemas ambientais sem precedentes de recuperação, estocagem e tratamento, os quais ameaçam diariamente sua segurança, comprometendo sua relação com o espaço e o seu próprio futuro no planeta. Por outro lado, a crescente necessidade de reduzir custos de produção, aliado à consciência ambiental crescente e as pressões ambientalistas, tem favorecido a busca e a efetiva utilização de novas tecnologias de tratamento de efluentes, que contemplem o desenvolvimento sustentado. Neste contexto, a digestão anaeróbica de efluentes tem sido uma das principais tecnologias consideradas, tendo como seus principais alavancadores, a sua fácil implementação, possibilita a minimização do uso da água e de insumos de processo, bem como a geração de energia. A utilização de digestão anaeróbica pode ser efetivamente utilizada no tratamento de efluentes, sejam estes agrícolas, urbanos - esgotos e lixos - ou industriais. Este trabalho, objetiva mostrar as perspectivas do tratamento de efluentes através da digestão anaeróbica, bem como relatar a experiência obtida com a utilização de Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente com Manto de Lodo, em uma indústria de papel, onde tem-se como um dos principais objetivos a conversão da matéria orgânica em metano, visando a geração de energia. Finalmente, o trabalho, procura discutir o potencial da digestão anaeróbica na indústria brasileira de papel e as suas necessidades de energia térmica.

        · resumen en inglés     · texto en portugués