3, v.1Geração de energia e a digestão anaeróbica no tratamento de efluentes: estudo-de-caso na indústria de papelDisponibilidade de energia na forma de calor da biomassa lenhosa de um cerrado sensu stricto da região de Brasília índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumen

BROSSARD, Luis Ernesto, LABRADA, Benigno L. y CORTEZ, L. A.B. Influencia del tratamiento magnético sobre la activación de carbones provenientes de residuos lignocelulósicos. In Anales del 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 29 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100004&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho visa caracterizar fisicamente carvões ativados de cavacos de madeira, bagaço de cana-de-açúcar e casca de arroz, obtidos mediante um método químico - físico, sendo que o processo de ativação fã realizado na presença ou não de um campo magnético. Para isto dispõe-se de dados de adsorção de nitrogênio, do método Korvarth-Kawazoe e dados de porosimetria de mercúrio destes carvões, e obtiveram-se os valores do volume de gás adsorvido (Vm), da área superficial (As), da energia de adsorção (E1) assim como as equações de Langmuir e BET. Conclui-se que os valores de volume de gás adsorvido (Vm) e da área superficial (As) dos carvões ativados com tratamento magnético são superiores a aqueles obtidas para os carvões sem tratamento magnético, sendo significativa a diferença para os carvões ativados de cavacos de madeira.

Palabras llave : activación; magnetismo; carbón.

        · resumen en español     · texto en portugués