3, v.1Utilización de algas pardas (Sargazos) para la obtención de Alginatos de Sodio de diferentes calidadesGasificador/combustor a cavacos de lenha na secagem de café despolpado author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Abstract

LIMA, Carlos Roberto de. Produtividade e equivalência energética de Eucalyptus sp. em relação ao óleo combustível e à energia elétrica. In Proceedings of the 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brazil) [online]. 2003 [cited 05 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100007&lng=en&nrm=iso> .

Neste artigo, apresenta-se uma avaliação do potencial energético da produção de madeira de Eucalyptus sp., em áreas reflorestadas pelas associações de reposição florestal do Estado de São Paulo. Para se determinar o potencial energético e a equivalência energética com o óleo combustível e com a energia elétrica utilizou-se a metodologia apresentada pôr BRITO (1993). Em função dos preços e tarifas de mercado calcularam-se os valores econômicos e, a partir destes e dos custos para a implantação e manutenção de reflorestamentos, estimaram-se as áreas que poderiam ser novamente repostas. Efetuou-se, adicionalmente, uma análise do potencial de seqüestro de Carbono (CO2). A espécie Eucalyptus paniculata apresenta um potencial para a produção de energia 101,09% superior ao do Eucalyptus grandis. Esta superioridade existe, também, para o potencial de seqüestro de Carbono. O trabalho desenvolvido pelas associações de reposição florestal evidencia a importância da taxa de reposição florestal obrigatória como um instrumento legal para a política e o planejamento energético regional e, para gerar benefícios econômicos, sociais e, principalmente, ambientais.

Keywords : Eucalyptus sp.; reposição florestal; equivalência energética; planejamento energético; seqüestro de Carbono.

        · abstract in english     · text in portuguese