3, v.1Utilización de algas pardas (Sargazos) para la obtención de Alginatos de Sodio de diferentes calidadesGasificador/combustor a cavacos de lenha na secagem de café despolpado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumen

LIMA, Carlos Roberto de. Produtividade e equivalência energética de Eucalyptus sp. em relação ao óleo combustível e à energia elétrica. In Anales del 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 28 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100007&lng=es&nrm=iso> .

Neste artigo, apresenta-se uma avaliação do potencial energético da produção de madeira de Eucalyptus sp., em áreas reflorestadas pelas associações de reposição florestal do Estado de São Paulo. Para se determinar o potencial energético e a equivalência energética com o óleo combustível e com a energia elétrica utilizou-se a metodologia apresentada pôr BRITO (1993). Em função dos preços e tarifas de mercado calcularam-se os valores econômicos e, a partir destes e dos custos para a implantação e manutenção de reflorestamentos, estimaram-se as áreas que poderiam ser novamente repostas. Efetuou-se, adicionalmente, uma análise do potencial de seqüestro de Carbono (CO2). A espécie Eucalyptus paniculata apresenta um potencial para a produção de energia 101,09% superior ao do Eucalyptus grandis. Esta superioridade existe, também, para o potencial de seqüestro de Carbono. O trabalho desenvolvido pelas associações de reposição florestal evidencia a importância da taxa de reposição florestal obrigatória como um instrumento legal para a política e o planejamento energético regional e, para gerar benefícios econômicos, sociais e, principalmente, ambientais.

Palabras llave : Eucalyptus sp.; reposição florestal; equivalência energética; planejamento energético; seqüestro de Carbono.

        · resumen en inglés     · texto en portugués