3, v.1Resfriamento rápido com ar forçado para conservação pós-colheita de alface "crespa".Avaliação da qualidade de flores cortadas de chuva-de-ouro após armazenamento em câmara fria a baixa temperatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumen

CASTRO, Larissa Rodrigues de y CORTEZ, Luís Augusto Barbosa. Aplicação da refrigeração na conservação pós-colheita do tomate. In Anales del 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 29 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100011&lng=es&nrm=iso> .

Apesar do aumento no consumo de frutas e hortaliças com a implantação do Plano Real no Brasil, as perdas anuais na pós-colheita têm atingido de 30 a 40% da produção. Tendo em vista a energia e o trabalho aplicados na sua produção, no campo e estufa, desde a fabricação da semente, fertilizantes, irrigação até a colheita, é essencial a aplicação da refrigeração, como tecnologia responsável pela economia de energia (através da redução das perdas) e aumento da receita devido à melhor conservação do produto. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da refrigeração, combinada ao uso de embalagens de papelão ondulado e critérios de classificação, como forma de conservar por mais tempo as características de fruto recém-colhido de uma hortaliça em específico, o tomate. Para isso, foram estudados tomates das variedades Santa Clara e Carmen com e sem classificação, acondicionados em 4 tipos de embalagem de papelão e submetidos à temperatura ambiente (24oC) e sob refrigeração a 7 e 13oC, verificando-se a variação da coloração, firmeza, aparência, sabor e perda de peso ao longo da armazenagem. Quanto maior a temperatura maior foi a perda de peso dos tomates de ambas as variedades. Os tomates armazenados a 13oC por 22 dias apresentaram valores equivalentes de coloração, firmeza e sabor que aqueles mantidos à temperatura ambiente por apenas 9 dias. Isso comprova a extensão da vida de prateleira do tomate com o uso da refrigeração (exceto para a temperatura de 7oC que provocou a injúria do frio).

Palabras llave : Tomate; refrigeração; embalagem; classificação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués