3, v.1Planejamento integrado de recursos energéticos na eletrificação ruralLuz no campo ou o anti-ótimo de pareto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumo

SCHMID, Aloísio Leoni. Infra-estrutura energética rural e incidência de trabalho infantil. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 02 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100020&lng=pt&nrm=iso> .

Partindo do Censo Agropecuário de 1996 do IBGE, e de um antigo pressuposto de constituir a mão-de-obra humana uma significativa fonte de energia no campo, procurou-se esclarecer se existe alguma correlação entre a incidência de trabalho infantil e a inexistência de infra-estrutura elétrica nas propriedades rurais brasileiras. Esta verificação foi feita, inicialmente, por município, e depois por cultura desenvolvida compreendendo agricultura, pecuária e extrativismo. A análise por município não revela qualquer correlação. Já uma análise por cultura sugere poder existir uma correlação linear entre porcentagem da mão-de-obra que caracteriza trabalho infantil e a porcentagem de propriedades rurais sem serviços de energia elétrica. Esta correlação se refere à porcentagem de mão-de-obra de menores membros da família, comprovando relatos conhecidos da literatura. Recomenda-se que, no seguimento, seja melhor investigada, com maior especificidade de região e caráter das atividades econômicas.

Palavras-chave : Trabalho infantil; energia renovável; desenvolvimento sustentável.

        · resumo em inglês     · texto em português