3, v.1Custos unificados para a eletrificação rural em São PauloA evolução dos custos no programa de eletrificação rural do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumo

RIBEIRO, Fernando Selles, PAZZINI, Luiz Henrique Alves, PELEGRINI, Marcelo Aparecido et al. Programa "Luz da Terra": modelo de eletrificação rural participativo. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 02 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100037&lng=pt&nrm=iso> .

As empresas de energia que atuam no estado de São Paulo sempre tiveram políticas próprias de eletrificação rural com índice de atendimento global muito baixo. Nunca houvera uma política de abrangência estadual e as iniciativas sempre couberam às empresas. Este trabalho descreve e analisa o modelo de eletrificação rural proposto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao governo do estado de São Paulo, que resultou no programa "Luz da Terra". São apresentados os papéis reservados a cada ator e a integração deles com uma política energética ampla, desenhada para possibilitar que os recursos do BNDES fossem repassados a proprietários rurais de baixa renda, com forte participação da extensão rural na organização de comunidades rurais e na identificação das demandas. Conclui-se que as mudanças havidas no cenário político comprometeram o arranjo institucional e que o ambiente de pré-privatização das empresas de energia atrapalhou as operações visando atender mercado pobre, tomado pelos funcionários das empresas que iam ser vendidas como não interessante aos futuros proprietários.

Palavras-chave : Eletrificação rural; distribuição de eletricidade; políticas públicas.

        · resumo em inglês     · texto em português