3, v.1Programa "Luz da Terra": modelo de eletrificação rural participativoIluminação pública em pequenos municípios do estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
AGRENER


Resumen

RIBEIRO, Fernando Selles, KURAHASSI, Luiz Fernando, PAZZINI, Luiz Henrique Alves et al. A evolução dos custos no programa de eletrificação rural do estado de São Paulo. In Anales del 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 28 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000100038&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho tem por objetivo analisar os custos de extensão de rede no programa de eletrificação rural "Luz da Terra" desde o período de sua instituição até os dias atuais. É apresentada a metodologia de estimação do custo médio da ligação por consumidor rural, montada inicialmente para aplicação em redes de distribuição simplificadas, baseadas no sistema Monofilar com Retorno por Terra - MRT. A metodologia evoluiu para uso em outros sistemas, inclusive o bifásico vertical, visto que este sistema passou a ser largamente empregado no estado. Através de um levantamento de dados junto à CERESP - Comissão de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo - são comparados os custos de diferentes concessionárias de energia elétrica ao longo do programa, levando em conta o padrão técnico adotado. O trabalho conclui que, a despeito do aumento dos preços dos materiais e componentes da rede, o fator preponderante para a elevação dos custos unitários é o descuido das concessionárias com a necessidade de reduzir custos, evidenciado pelo abandono paulatino da adoção dos procedimentos e padrões simplificados de construção das redes de distribuição rural.

Palabras llave : Eletrificação rural; custos de rede; MRT.

        · resumen en inglés     · texto en portugués