3, v.2Desenvolvimento econômico versus desenvolvimento sustentávelEnergia no meio rural: uma análise na perspectiva da sustentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

LIMA, Carlos Roberto de. Energia, sociedade e desenvolvimento sustentável: o caso de Água Clara - MS. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200005&lng=pt&nrm=iso> .

Neste artigo, apresenta-se uma avaliação do potencial energético dos resíduos de madeira de Pinus sp., gerados nas serrarias do Município de Água Clara - MS e dos resíduos da colheita florestal. Para se determinar o potencial energético e avaliar a equivalência energética destes resíduos com o óleo combustível e com a energia elétrica, utilizou-se a metodologia apresentado pôr BRITO (1993). Em função dos preços e tarifas de mercado, calcularam-se os valores econômicos e, a partir destes e dos custos para a implantação e manutenção de reflorestamentos estimaram-se as áreas que poderiam ser novamente repostas. Fez-se, adicionalmente, uma análise do potencial de seqüestro de Carbono (CO2). O potencial energético anual destes resíduos corresponde a 46,2 mil toneladas em óleo combustível ou a 147,53 mil MWh em energia elétrica. Confirma-se assim a importância, a necessidade e a pertinência de uma discussão sobre uma correta destinação final para estes resíduos, neste caso a sua utilização para produção de energia. Um verdadeiro exercício de planejamento energético regional e de democracia sócio - ambiental para a sociedade de Água Clara e sul mato-grossense.

Palavras-chave : resíduos de Pinus sp.; biomassa; equivalência energética; planejamento energético; seqüestro de Carbono.

        · resumo em inglês     · texto em português