3, v.2Mecanismos de incentivo ao uso de fontes renováveis alternativas em sistemas descentralizados à luz da experiência norteamericanaThe role of biomass energy in rural development índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

MARIOTONI, Carlos Alberto e BADANHAN, Luís Fernando. Metodologia de procedimentos empresa comunidade rural em obras de dutovias: uma necessidade energético-ambiental. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 26 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200010&lng=pt&nrm=iso> .

A construção de dutovias, oleodutos ou gasodutos, acarreta impactos sócio-ambientais às propriedades rurais, podendo trazer paralisações parciais ou totais das atividades, propiciando o surgimento de focos de conflitos entre os proprietários e a construtora. Este trabalho apresenta uma metodologia de gestão, buscando minimizar as interferências junto à comunidade rural em um nível compatível de produtividade da empresa. Em uma primeira etapa, denominada de Pré Montagem, a metodologia objetiva estabelecer procedimentos que norteiem o relacionamento proprietário - empresa no transcorrer da obra. Este procedimento está calcado sobre quatro itens que devem ser executados antes do início das obras. Os itens referem-se à Visita de Apresentação, a Implantação dos Canteiros, o Código de Conduta e o Relatório Fotográfico. Na Etapa de Montagem, onde os trabalhos são executados, o ponto básico a ser abordado refere-se á metodologia de Equilíbrio de Custos Ambientais envolvendo custos corretivos e custos preventivos. Na etapa de Pós - Montagem, iniciada após a conclusão dos testes da tubulação, aborda-se a Recomposição de Faixa. Esta etapa destina-se ao restabelecimento, de maneira tecnicamente possível, das estruturas ás condições originais. Esta etapa completa-se com a anuência do proprietário para o desenvolvimento das atividades executadas, devendo esta ser registrada em documentos e constar do ato de entrega da obra. Conclui-se o trabalho com a avaliação da conveniência de um adequado processo de informação e diálogo, aliado a uma gestão eficiente pró-ativa ao meio ambiente como fator de integração e benefício à sociedade como um todo, minimizando os efeitos negativos da obra.

Palavras-chave : Dutos; Meio Ambiente; Transporte; Energia; Gerenciamento Ambiental.

        · resumo em inglês     · texto em português