3, v.2Ferramentas e métodos de análise e previsão da demanda de eletricidade: algumas experiências vividas recentemente na FrançaO Médio Paranapanema e sua opção pelo PIR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

SLEIMAN, Eduardo Antonio e TEIXEIRA, Nelson Miguel. Simulação de operação de subestação em indústria de processamento de cana-de-açúcar. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200013&lng=pt&nrm=iso> .

O presente trabalho tem como objetivo simular o funcionamento e uma série de manobras importantes associadas aos equipamentos e dispositivos de uma subestação em uma indústria de processamento de cana-de-açúcar onde exista cogeração, permitindo que o operador da subestação seja devidamente treinado. Essa simulação é feita através da elaboração de um software, utilizando a linguagem Visual Basic. Utilizou-se o diagrama unifilar da Usina São Manuel, localizada na cidade de São Manuel/SP. Diante dos sinais apresentados pelo programa, o operador terá que resolver os problemas, sendo que a supervisão e controle dos equipamentos são realizados pelo próprio programa, diante das informações a serem emitidas pelo operador. Para a elaboração do software, foram definidos alguns pontos principais: visualização de alguns exemplos de subestações; operação de um diagrama simples; operação de uma subestação onde exista cogeração; simulação de defeitos, ou seja, eventos que possam aparecer no cotidiano de uma subestação. A análise dos resultados permite concluir que: o software desenvolvido oferece ao usuário um treinamento de operação real de uma subestação, enfatizando as chaves seccionadoras e os disjuntores, permitindo que o usuário realize as manobras e tenha uma resposta imediata, respeitando as condições impostas pelo software; o investimento para a implantação do sistema de treinamento proposto é extremamente baixo em relação aos danos de equipamentos de uma subestação que podem ser causados por falhas de operadores não treinados adequadamente.

Palavras-chave : simulação; subestação; cogeração; indústria de processamento de cana-de-açúcar; treinamento; software.

        · resumo em inglês     · texto em português