3, v.2Estudo cinético da biomassa a partir de resultados termogravimétricosInvestigaciones conjuntas Cuba UNICAMP sobre pirólisis de materiales lignocelulósicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

LOPES, R. P., OLIVEIRA FILHO, D., DONZELES, S. M. L. et al. Controle da combustão em fornalhas a lenha. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 25 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200023&lng=pt&nrm=iso> .

O uso indiscriminado da lenha constitui o principal responsável pela sua escassez e alta de preços. Embora as fornalhas sejam projetadas para operar com o máximo de eficiência, na prática observa-se consumo excessivo de combustível e conseqüente perda de energia pelo seu manejo inadequado. A combustão incompleta em fornalhas de fogo direto prejudica a qualidade do produto. Este trabalho propõe uma metodologia para o controle da combustão, que consiste no controle da abertura de ar primário (ar de combustão) garantindo temperaturas para que ocorra a combustão completa. Construiu-se um termômetro de baixo custo para medição da temperatura de combustão. Estabeleceu-se limites na abertura de entrada de ar primário, de modo garantir excesso de ar e temperatura de combustão suficientes para a queima de todos os voláteis. A metodologia proposta permite o manejo otimizado da fornalha (mínimo consumo de lenha) e a definição de um plano de trabalho pelo operador que de antemão saberá a quantidade de lenha a adicionar em cada intervalo de tempo. Esta metodologia substitui o manejo de fornalhas pela utilização de detetores de monóxido de carbono.

Palavras-chave : Controle da combustão; fornalha; instrumentação.

        · resumo em inglês     · texto em português