3, v.2Controle da combustão em fornalhas a lenhaPirolisis al vacio de bagazo de caña de azucar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

PEREZ, Luis Ernesto Brossard, MEDINA, Margarita Penedo, CORTEZ, L.A.B. et al. Investigaciones conjuntas Cuba UNICAMP sobre pirólisis de materiales lignocelulósicos. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200024&lng=pt&nrm=iso> .

Analisam-se os trabalhos sobre decomposição térmica da biomassa vegetal realizados conjuntamente na Universidade de Oriente, Cuba e na UNICAMP, Campinas, SP, Brasil, os quais estão direcionados em três vias diferentes: 4. Pirólise lenta (Carbonização). 5. Pirólise rápida. 6. Ativação do Carvão. A pirólise lenta é estudada desde o ponto de vista da otimização da produção de carvão vegetal e líquido pirolítico. Conta-se com modelos matemáticos que descrevem a obtenção destes produtos a partir de diferentes tipos de resíduos vegetais. Os carvões vegetais obtidos tem sido caracterizados e a partir deles foram preparados carvões ativados com diferentes propriedades. Os líquidos pirolíticos fracionados avaliam-se como fontes potenciais de reativos químicos e como matéria prima para a obtenção de agentes tensoativos. A pirólise rápida realizada em leito fluidizado tem sido dirigida para a obtenção de Bio-óleo e carvão vegetal e como fonte direta de energia através de o re-aproveitamento dos gases da pirólise A terceira direção corresponde à ativação do carvão.vegetal utilizando um método que inclui lixiviação alcalina e tratamento magnético. Expôem-se os aspectos experimentais e teóricos dos anteriores enfoques.

        · resumo em espanhol     · texto em português