3, v.2Adequação de força motriz em sistemas de irrigação por aspersão convencional e pivô centralPotencial eólico para bombeamento de água na fazenda lageado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

CAMPANA, S., OLIVEIRA FILHO, D., SOARES, A. A. et al. Comparação entre métodos indiretos para determinação de parâmetros elétricos para adequação de força motriz. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 23 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200031&lng=pt&nrm=iso> .

Em trabalhos de auditoria energética que visem a adequação de força motriz, é necessária a aquisição de dados que possibilitem quantificar os benefícios técnicos e econômicos deste programa de gerenciamento do lado da demanda, GLD. Para tal é necessário que se determine o índice de carregamento e o rendimento dos motores. Estes parâmetros elétricos são estimados por meio da medição em condição de trabalho de pelo menos uma das seguintes características dos motores elétricos: (i) correntes de fase; (ii) fator de potência das fases; e (iii) potência elétrica útil. Este artigo investiga a precisão destes métodos para a determinação do índice de carregamento e rendimento de motores elétricos, tendo como referência o método da medição da potência elétrica útil. Determinou-se o erro da estimativa do índice de carregamento e rendimento de motores elétricos pela média aritmética e geométrica das correntes e a média aritmética dos fatores de potência em cada uma das fases, em relação à referência. Verificou-se que a estimativa do índice de carregamento e do rendimento dos motores elétricos por meio do medição do fator de potência médio aritmético apresentou resultados com maiores erros percentuais, 24,5% e 2%, respectivamente. Já estas estimativas pelos métodos da corrente média aritmética e média geométrica apresentaram resultados semelhantes entre si e com erro percentual significativamente inferior aos resultados anteriores, 6,2% e 1%, respectivamente.

Palavras-chave : motores elétricos; rendimento de motores; índice de carregamento; auditoria energética.

        · resumo em inglês     · texto em português