3, v.2Óleo de dendê, alternativa ao óleo diesel como combustível para geradores de energia em comunidades da AmazôniaEstudo de viabilidade da introdução do uso de óleos vegetais na geração de energia elétrica nos sistemas isolados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

SILVA, Orlando Cristiano da, STELLA, Osvaldo, VARKULYA JR, Americo et al. Potencial de mitigação de gases estufa pela indústria de óleo de palma visando a captação de recursos do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200043&lng=pt&nrm=iso> .

A possibilidade da eminente ratificação do Protocolo de Quioto abre novas perspectivas para a captação de recursos internacionais para projetos que colaborem com a redução dos impactos causados pelo efeito estufa. O presente documento analisa as possibilidades de utilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto pelas indústrias de óleo de palma no Brasil. São analisados os processos de captação do carbono nos ecossistemas florestais formados pelos dendezais e as emissões evitadas com a substituição de combustíveis fósseis pelos resíduos dos processos de beneficiamento industrial dos frutos. Em seguida é apresentada uma estimativa do potencial de captação de recursos do MDL através dos Certificados de Redução das Emissões - (CER).

Palavras-chave : Sequestro de Carbono; Protocolo de Quioto; Óleo de Palma.

        · resumo em inglês     · texto em português