3, v.2Biodiesel a partir de óleos vegetaisAvaliação de um motor do ciclo diesel operando com óleo de dendê para suprimento energético em comunidades rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

SOARES, Guilherme F.W., VIEIRA, Leonardo S.R. e NASCIMENTO, Marcos V. G. Operação de um grupo gerador diesel utilizando óleo vegetal bruto como combustível. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200048&lng=pt&nrm=iso> .

Na eletrificação de pequenas comunidades isoladas utilizando grupos geradores, o emprego de óleos vegetais produzidos localmente pode ser uma alternativa vantajosa em relação ao diesel. Com esta perspectiva, avaliou-se o funcionamento de um grupo gerador diesel convencional utilizando-se óleo de palma bruto (óleo de dendê) como combustível. O grupo gerador avaliado tinha potência de 76kVA/60kW, com motor MWM D229-6 de injeção direta. Os testes tiveram a duração total de 400 horas. Os problemas encontrados na operação com óleo vegetal foram: 1) necessidade de troca mais freqüente do óleo lubrificante; 2) acumulação de partículas na bomba injetora e carbonização das câmaras de combustão e bicos injetores, causando perda gradual de potência ao longo dos ensaios, todavia reversível com limpeza. Projeções indicaram que, devido aos maiores custos de manutenção, o óleo vegetal seria vantajoso em relação ao diesel apenas em localidades onde este custasse no mínimo 25% a mais que o óleo vegetal. O diferencial requerido pode ser maior do que isto e depende das condições específicas. Uma análise global destes ensaios e de outros similares reportados indica que é possível se operar com óleo vegetal a níveis de manutenção semelhantes ao diesel. Para isto é necessário que alguns parâmetros de qualidade do óleo vegetal sejam mais controlados do que o se exige na comercialização normal do óleo bruto. Também, o emprego de motores de injeção indireta seria desejável, na medida de sua disponibilidade.

Palavras-chave : Óleo vegetal; dendê; palma; gerador; diesel.

        · resumo em inglês     · texto em português