3, v.2Tecnologia de determinação da umidade do solo via reflectometria no domínio do tempoPelo enquadramento do álcool em uma nova regulamentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

TEIXEIRA, C.A., OLIVEIRA FILHO, D. e SANTOS, W. L. Digitalização de curvas características de rendimento de motores elétricos: para adequação do uso de força motriz. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 24 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200053&lng=pt&nrm=iso> .

A digitalização de curvas características de motores elétricos é necessária para formação de um banco de dados para automação do processo de estudo técnico e econômico da adequação de força motriz. A digitalização das curvas pode ser feita pelo armazenamento das figuras das curvas ou das equações que correlacionam o índice de carregamento com o rendimento de motores. A manipulação de equações, com alto índice de correlação, permite com maior facilidade a automação do processo de análise do que o manuseio de banco de dados de figuras. Utilizou-se o aplicativo SACRID da UFV para digitalizar curvas de rendimento de motores elétricos trifásicos de 0,5 a 500 c.v.. De posse das coordenadas das curvas digitalizadas, gerou-se equações de regressão. A fim de se otimizar a regressão encontrada foi simulada a rotação dos eixos cartesianos que otimizasse o coeficiente de correlação. Utilizou-se como modelo de regressão um polinômio de 6º grau. Com a rotação de eixos, a distribuição das coordenadas no plano cartesiano é tal que, para os motores estudados os coeficientes de regressão, R2 foram sempre maiores que 0,98.

Palavras-chave : digitalização; automação; racionalização de energia.

        · resumo em inglês     · texto em português