3, v.2Digitalização de curvas características de rendimento de motores elétricos: para adequação do uso de força motrizEstimativa do potencial brasileiro de produção de biogás através da biodigestão da vinhaça e comparação com outros energéticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

MALLET, Sinclair, GUERRA, Guy e MARTA, José Manuel Carvalho. Pelo enquadramento do álcool em uma nova regulamentação. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200054&lng=pt&nrm=iso> .

O escopo deste artigo é discutir aspectos econômico- sociais, como por exemplo os considerados condicionantes de investimentos, as estruturas de mercado e a melhoria da renda dos detentores dos fatores de produção da indústria da cana-de-açúcar. Por outro lado, procura encaminhar, através de sugestões, uma possível política regulamentadora, semelhante aquela para os combustíveis fósseis, permitindo existir um mercado de energéticos derivado da cana de açúcar. Busca-se esclarecer os aspectos que levam àa falta de investimentos na geração de derivados da cana-de-açúcar ou de seus resíduos como decorrência da ausência de política para o setor. A definição de uma política permitiria transformar a indústria canavieira, como aprecia ser denominada, em complexo canavieiro. Para tanto, é necessária a superação de alguns obstáculos. Este artigo pretende mostrá-los. Ao conhecê-los, os empresários poderão refletir e superá-los.

Palavras-chave : Política Energética; Pró-Cana; Regulamentação; Tecnologia; Combustível; Mercado.

        · resumo em português     · texto em português