3, v.2Estimativa do potencial brasileiro de produção de biogás através da biodigestão da vinhaça e comparação com outros energéticosEstimativa da irradiação difusa em estufas de polietileno nas orientações leste-oeste e norte-sul author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Abstract

FRISINA, V.A., ESCOBEDO, J.F. and GOMES, E.N. Estimativa da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) em estufa de polietileno. In Proceedings of the 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brazil) [online]. 2003 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200056&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma equação de regressão linear simples que permita estimar a radiação fotossinteticamente ativa no interior da estufa de polietileno (PARin), a partir de medições na área externa (PARex). As medições foram realizadas na Estação de Radiometria Solar de Botucatu/SP, em uma área aberta e em uma estufa tipo túnel com cobertura de polietileno (100 mm). Para a medição da PAR, foram utilizados dois detectores quânticos LI-COR, instalados, um na área externa e outro, no interior da estufa. A série de dados compreende valores instantâneos de irradiâncias (em W/m2) e valores diários de irradiações (em MJ/m2), monitoradas no período de Junho à Novembro de 1999. Na aquisição dos dados, foi utilizado um Datalogger Campbell 21X, operando na frequência de 1Hz. Os resultados mostraram que a PAR pode ser estimada no interior da estufa em função de medições externas. As equações obtidas foram: PARin = 4,629 + 0,603 PARex com R = 95,98% para a estimativa instantânea e PARin = 0,830 + 0,527 PARex com R = 97,84% para a estimativa diária.

Keywords : radiação fotossinteticamente ativa; estimativa; estufa de polietileno.

        · abstract in english     · text in portuguese