3, v.2Estimativa do potencial brasileiro de produção de biogás através da biodigestão da vinhaça e comparação com outros energéticosEstimativa da irradiação difusa em estufas de polietileno nas orientações leste-oeste e norte-sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

FRISINA, V.A., ESCOBEDO, J.F. e GOMES, E.N. Estimativa da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) em estufa de polietileno. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 24 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200056&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma equação de regressão linear simples que permita estimar a radiação fotossinteticamente ativa no interior da estufa de polietileno (PARin), a partir de medições na área externa (PARex). As medições foram realizadas na Estação de Radiometria Solar de Botucatu/SP, em uma área aberta e em uma estufa tipo túnel com cobertura de polietileno (100 mm). Para a medição da PAR, foram utilizados dois detectores quânticos LI-COR, instalados, um na área externa e outro, no interior da estufa. A série de dados compreende valores instantâneos de irradiâncias (em W/m2) e valores diários de irradiações (em MJ/m2), monitoradas no período de Junho à Novembro de 1999. Na aquisição dos dados, foi utilizado um Datalogger Campbell 21X, operando na frequência de 1Hz. Os resultados mostraram que a PAR pode ser estimada no interior da estufa em função de medições externas. As equações obtidas foram: PARin = 4,629 + 0,603 PARex com R = 95,98% para a estimativa instantânea e PARin = 0,830 + 0,527 PARex com R = 97,84% para a estimativa diária.

Palavras-chave : radiação fotossinteticamente ativa; estimativa; estufa de polietileno.

        · resumo em inglês     · texto em português