3, v.2Estimativa da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) em estufa de polietileno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural
Agrener


Resumo

GALVANI, Emerson, ESCOBEDO, João Francisco e AGUIAR E SILVA, Marcelo A. de. Estimativa da irradiação difusa em estufas de polietileno nas orientações leste-oeste e norte-sul. In Anais do 3. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas (SP, Brasil) [online]. 2003 [citado 25 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022000000200057&lng=pt&nrm=iso> .

No trabalho são descritos os níveis da irradiação difusa diária externa e interna em duas estufas de polietileno (100 mm), tipo túnel, nas orientações Leste-Oeste (L-O) e Norte-Sul (N-S). Durante o ano de 1996, a irradiância difusa (W.m-2) foi monitorada, nos três meios, pelo método do anel de sombreamento (Piranômetro Eppley; diâmetro 80 cm, largura 10 cm e latitude 㪮o 54'). Na aquisição dos dados, utilizou-se um Datalogger programado na frequência de 1 Hz e armazenando médias de 300 leituras. Os valores integrados diários das irradiações (MJ.m-2) nos dois meios mostraram que a relação média é dependente da declinação solar: quando o sol declinou no hemisfério sul (elevado nível de nebulosidade), a irradiação difusa externa foi superior a interna, nas duas estufas; quando o sol declinou no hemisfério norte (baixo nível de nebulosidade), a irradiação difusa interna as estufas foi superior a do meio externo. Entre as duas estufas não se constatou diferença estatística nos níveis médios mensais de irradiação.

Palavras-chave : irradiância difusa; estufas; modelos.

        · resumo em inglês     · texto em português