4, v.1A energia eólica e o meio ambienteA geração de energia como opção de diversificação produtiva da agroindústria canavieira author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ARIMURA, Oswaldo Tadami, RIBEIRO, Fernando Selles, GALVAO, Luiz Cláudio Ribeiro et al. A falta de luz na escola rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100003&lng=en&nrm=iso> .

A realidade vivida pela gente pobre do meio rural tem sempre surpresas a revelar. Este artigo examina uma parte da realidade vivida pelo homem do campo que virou o século sem luz em casa ou nos serviços sociais que lhe são garantidos pelo Estado, na forma da Constituição Federal. Ele examina o cotidiano das escolas públicas do estado de São Paulo ainda não atingidas pelos programas de eletrificação rural, pretendendo contribuir com a discussão do papel social da energia elétrica. Os principais problemas que a falta de luz acarreta são: iluminação ruim, impossibilidade de usar recursos audiovisuais, baixa qualidade da merenda, desperdícios por falta de geladeira, falta de comunicação e de água, exclusão do ensino noturno e dificuldade de moradia do professor. Metade dessas escolas sem luz estão a menos de um quilômetro da rede elétrica. Há escolas embaixo da rede. Ficaram constatadas as dificuldades de penetração dos programas de eletrificação rural e também os maus resultados alcançados pelos programas de disseminação de sistemas fotovoltaicos nas escolas por políticas que não tomam cuidados efetivos com sua própria sustentabilidade.

Keywords : educação; escola; eletrificação; desenvolvimento rural.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese