4, v.1Agroenergia: fundamentos sobre o uso de fontes renováveis de energia no meio ruralAnálise da variação dos parâmetros de desempenho de um motor de ignição por compressão utilizando misturas álcool-diesel author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PORTO, Luiz G. C., SALGADO, Manoel H. and MANFRINATO, Jair W.S. Análise comparativa da implantação da tarifa horo-sazonal em uma agroindústria. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100011&lng=en&nrm=iso> .

O artigo visa analisar a influência dos parâmetros elétricos tais como fator de carga, consumo de ponta e fora de ponta, demanda de ponta e fora de ponta, quando da opção da tarifa convencional para a tarifa hora sazonal, em uma agroindústria produtora de farinha de mandioca. Através de um levantamento detalhado do funcionamento diário da empresa, onde se obteve a carga instalada e as horas de funcionamento dos equipamentos, foi possível estimar os consumos e as demandas de ponta e fora de ponta e o fator de carga de ponta. Foi realizada uma simulação para a obtenção do preço médio da energia consumida, bem como a redução do importe quando da opção tarifária convencional para as tarifas horo - sazonais azul e verde, onde concluiu-se que: na opção tarifária convencional para a azul, a empresa terá um aumento no importe de 7,23%, e para a tarifa verde terá um aumento de 9,64%; para que a mudança tarifária seja economicamente viável, é necessária uma redução na demanda de ponta da empresa.

Keywords : Tarifas de energia elétrica; Racionalização de energia elétrica; Importe de energia elétrica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese