4, v.1Characterization and energetic utilization of coconut peel oil obtained by Low Temperature Convertion processAquecimento solar para fabricação de queijo: dimensionamento e estudo de previabilidade de protótipo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

WOELZ, Augustin T. Aquecedor solar de baixo custo (ASBC): uma alternativa custo-efetiva. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100019&lng=en&nrm=iso> .

Desde janeiro de 1999, reside no CIETEC, Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP/IPEN, equipe responsável pelo desenvolvimento do ASBC. No decorrer da ECO 92, a equipe assumiu a elaboração de uma família de aquecedores solares, tão econômica que pudesse ser usufruída por qualquer família brasileira. O valor do ASBC, deveria ser de cerca de 10% do valor de um aquecedor solar tradicional, com uso da bricolagem. Para tanto, no desenvolvimento dos ASBC em especial cinco aspectos foram considerados: Aspectos dos sistemas hidráulicos brasileiros, características da meteorologia brasileira, eliminação de processos de industrialização, substituindo-os pela bricolagem, escolha de materiais disponíveis próximos ao usuário e aceitação de limitações qualitativas do produto. Resultados previstos na finalização do projeto: Redução de cerca de 80% da energia consumida nos chuveiros elétricos das 31 milhões de famílias proprietárias deste componente, (+/-7% da energia consumida no país na fase pré "apagão"), geração de substancial economia popular, profissionalização de jovens na tecnologia ASBC, limitação de emissões de CO2 originadas nas novas usinas termoelétricas brasileiras, mais consciência e cidadania ao brasileiro e melhoria da imagem do país no exterior. A disseminação dos manuais realiza-se pelo site www.sunpower.com.br,. A equipe ASBC passa a ser da "Sociedade do Sol", recém criada, que assumirá e ordenará as atividades voluntárias e convênios da nova sociedade. Faz parte a disseminação junto a alunos de primeiro e segundo grau, sindicatos, mutirões, entidades ligadas à habitação social, entidades assistenciais, seguidores de igrejas e outros "portais sociais" que permitam um acesso à população menos privilegiada.

Keywords : Energia solar; Habitação popular; Aquecedor solar de baixo custo; Capacitação profissional; CO2 emissões; Economia popular.

        · abstract in english     · text in english     · pdf in english