4, v.1Aquecimento solar para fabricação de queijo: dimensionamento e estudo de previabilidade de protótipoASES: programa para análise de sistemas eólicos e solares fotovoltaicos author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

VIDAL, D., VIDAL JUNIOR, D., VIDAL, C. A. et al. Armadilha solar autônoma para controle de insetos. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100021&lng=en&nrm=iso> .

Refere-se a presente invenção a um capturador de insetos, que utiliza a energia solar para carregar uma bateria de acumuladores de energia, para acionar uma lâmpada que atrai insetos onde são aprisionados com menor consumo de energia e sem uso de agrotóxicos. Atualmente, as armadilhas luminosas para captura de insetos existentes no mercado, utilizam a energia hidroelétrica para acionar uma lâmpada, o que limita o seu uso, uma vez que precisa de fios condutores. A outra opção é a utilização de baterias de acumuladores, que ao serem descarregadas precisam de nova carga, com o uso de energia hidroelétrica. Com o intuito de reduzir a aplicação de inseticidas na agricultura, eliminar o uso de derivados do petróleo no controle de insetos, é que se desenvolveu a presente invenção, através do qual não se usa a energia hidroelétrica e nem derivados do petróleo para captura de insetos. A unidade geradora de efeito fotovoltáico, que é a célula solar; é fabricada a partir de materiais semicondutores, compostos principalmente por silício.

Keywords : Energia; fotovoltaica e solar.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese