4, v.1Avaliação da difusão de sistemas fotovoltaicos domiciliares em comunidades tradicionaisAvaliação do potencial energético de resíduos de biomassa Amazônica author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SANTOS, Eyde Cristianne Saraiva dos and SOUZA, Rubem Cesar Rodrigues. Avaliação de biomassa para uso energético na indústria oleira no município de Iranduba, estado do Amazonas, Brasil: um estudo de caso. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 17 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100025&lng=en&nrm=iso> .

A indústria oleira no município de Iranduba/AM apresenta-se como um segmento bastante expressivo para a economia local. No entanto, esta atividade apresenta dificuldades para sua sustentabilidade devido a problemas associados tanto ao suprimento energético (grande parte das empresas utilizam lenha) quanto a exploração de matéria-prima (argila). Buscando contribuir para a superação dos problemas, realizou-se um estudo comparativo entre o uso de resíduo de madeira e resíduo de petróleo. Realizou-se ainda, um estudo para plantio de lenha valendo-se de recursos a serem obtidos através da comercialização de créditos de carbono.

Keywords : Seqüestro de carbono; mitigação; plantio energético; biomassa; olarias.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese