4, v.1Avaliação de biomassa para uso energético na indústria oleira no município de Iranduba, estado do Amazonas, Brasil: um estudo de casoAvaliação preliminar técnico-econômica da pirólise rápida de biomassa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

LOBO, José Maria da Conceição de Oliveira Pio Caetano. Avaliação do potencial energético de resíduos de biomassa Amazônica. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100026&lng=en&nrm=iso> .

Apresenta-se a avaliação do Potencial Energético de Resíduos de Biomassa Amazônico, visando minimizar custos e impactos ambientais como fontes sustentáveis de energia, os resíduos agrícolas e florestais do extrativismo como os da castanha-do-pará, fruto comestível do castanheiro-do-pará, árvore de grande porte, da família das lecitidáceas (Bertholletia excelsa). O castanheiro produz o ouriço da castanha que pesa em média 2,4 kg , onde se armazena as castanhas e cada ouriço contém em média 25 castanhas totalizando 1/3 do peso bruto do ouriço. A partir do ciclo produtivo e poder calorífico dos resíduos de ouriço de castanha em laboratório, utiliza-se as Leis da Termodinâmica para determinar o potencial da sua utilização como fonte energética e comparar suas propriedades com as das biomassas lenhosas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese