4, v.1Avaliação preliminar técnico-econômica da pirólise rápida de biomassaBiodigestores associados a sistema de cogeração para o aproveitamento do biogás produzido a partir de resíduos de suinocultura author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

GARCIA, Felipe Hernández, KRENZINGER, Arno and ALE, Jorge A. Villar. Bancada experimental para estudo de sistemas híbridos eólico-fotovoltaicos. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100028&lng=en&nrm=iso> .

O Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Laboratório de Energias Renováveis da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Centro de Investigaciones de Energía Solar (de Cuba) estão desenvolvendo atividades relacionadas com o estudo de sistemas eólicos fotovoltaicos e também sua integração como sistemas híbridos. Tais tipos de sistemas encontram uma aplicação direta para energização de propriedades no meio rural. Neste trabalho são apresentados os procedimentos utilizados em uma bancada experimental montada para avaliar o funcionamento de um sistema híbrido constituído por um sub-sistema fotovoltaico de 424 Wp e uma máquina eólica de 400 W. As principais variáveis monitoradas utilizando um sistema de aquisição de dados são: radiação solar, temperaturas, velocidade e direção do vento, tensões e correntes do sistema. Espera-se que com tal bancada possam ser estudados sistemas híbridos eólico-fotovoltaicos frente a diferentes condições de recursos eólicos e radiação solar do Rio Grande do Sul.

Keywords : Sistema híbrido eólico fotovoltaico; complementaridade energética; túnel de vento.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese