4, v.1Biodigestores associados a sistema de cogeração para o aproveitamento do biogás produzido a partir de resíduos de suinoculturaBiodigestores rurais: modelo indiano, chinês e batelada author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ANDRADE, Marcio Antonio Nogueira, RANZI, Tiago Juruá Damo, MUNIZ, Rafael Ninno et al. Biodigestores rurais no contexto da atual crise de energia elétrica brasileira e na perspectiva da sustentabilidade ambiental. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100030&lng=en&nrm=iso> .

Partindo do contexto da atual crise brasileira de energia elétrica, propõe-se a utilização da tecnologia dos biodigestores rurais como uma alternativa simplificada e apropriada que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural, promovendo o saneamento rural, prevenindo a poluição e conservando os recursos hídricos, os quais são finitos e vulneráveis. Os biodigestores promovem, ainda, o suprimento autônomo de energia e biofertilizante, principalmente para os pequenos produtores rurais. Assim, os biodigestores podem converter os dejetos animais de um problema em um benefício. Esta tecnologia possibilita um adequado tratamento de diversos resíduos orgânicos agrícolas, bem como a utilização energética do gás metano, cujo potencial de aquecimento global (efeito estufa) é 21 vezes maior que o do gás carbônico. Justifica-se seu potencial de utilização baseando-se principalmente nos aspectos: socio-econômicos, energéticos e ambientais. A grande extensão territorial do Brasil dificulta a implantação de redes de transmissão elétrica e de transporte, o que favorece a adoção de soluções locais para o suprimento de energia e fertilizantes. Discute-se neste trabalho motivos que levaram a pouca propagação desta tecnologia no país e sugere-se algumas alternativas para a implantação dos biodigestores. Conclui-se que a tecnologia dos biodigestores rurais é apropriada aos pequenos produtores, apresenta viabilidade técnica, econômica e ambiental e proporciona maior autonomia de energia e biofertilizante. Além de adaptar-se bem às condições climáticas do país, contribui para a minimização dos impactos ambientais de atividades agropecuárias.

Keywords : Biodigestor rural; energia alternativa; biogás; sustentabilidade ambiental.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese