4, v.1Desenvolvimento de um programa computacional para o dimensionamento de sistemas fotovoltáicos de energiaDesenvolvimento de uma bomba de calor água-água acionada a biogás para utilização em processos de aquecimento e resfriamento em laticínios visando a racionalização de energia no nível de produção leiteira author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

TAVARES, Maria Hermínia Ferreira and JORDAN, Rodrigo Aparecido. Desenvolvimento de um sistema de iluminação mais eficiente para utilização em granjas de produção de ovos férteis visando a racionalização de energia elétrica no setor avícola. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100044&lng=en&nrm=iso> .

Na cadeia produtiva da Avicultura, o insumo mais utilizado, desconsiderando-se a ração, é a energia elétrica, principalmente na produção de pintainhos de um dia, ocorrendo consumo em todas as fases, da produção do ovo até a incubação. Para a obtenção do ovo, consome-se grande quantidade de luz, devido à necessidade de exposição à luz no comprimento de onda da cor amarela, fator indispensável para que a ave mantenha a produção de ovos férteis em níveis ótimos. A redução dos gastos com energia está ligada à melhoria dos sistemas de iluminação, já que o sistema mais utilizado é formado por lâmpadas de grande potência, baixa eficiência e vida útil curta. Das 9 avícolas do Oeste e Sudoeste do Paraná, apenas uma emprega em torno de 20 mil lâmpadas incandescentes de 100 W. Assim, nosso trabalho objetivou desenvolver um sistema de iluminação que utilizasse menor quantidade de lâmpadas, demandasse menor carga de energia elétrica e apresentasse maior durabilidade. Foram montados os sistemas de iluminação a vapor de sódio 70W, vapor misto 250W e fluorescente HO 110W, obedecendo-se o índice mínimo de luminosidade de 40 luxes. As grandezas elétricas foram acompanhadas com um medidor/registrador digital, com dados tomados a cada 5 minutos, ao longo de 1 mês. O sistema a vapor de sódio mostrou ser o mais econômico e durável.

Keywords : Sistema de iluminação; índice de luminosidade; granja de produção; Avicultura; tipo de lâmpada; energia elétrica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese