4, v.1Desenvolvimento de um sistema de iluminação mais eficiente para utilização em granjas de produção de ovos férteis visando a racionalização de energia elétrica no setor avícolaDesenvolvimento de uma metodologia para a adequação ambiental de Centrais Hidrelétricas quanto ao nível de ruído sonoro author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

JORDAN, Rodrigo Aparecido, CORTEZ, Luís Augusto Barbosa, NEVES FILHO, Lincoln de Camargo et al. Desenvolvimento de uma bomba de calor água-água acionada a biogás para utilização em processos de aquecimento e resfriamento em laticínios visando a racionalização de energia no nível de produção leiteira. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100045&lng=en&nrm=iso> .

É grande o desperdício na utilização da energia. Um fator que contribui sensivelmente para aumentar este problema está relacionado com o uso direto da eletricidade para aquecimento de água em processos. Em grande parte da agroindústria leiteira, o problema se repete, na maioria dos casos, em se tratando de pequenas unidades, a forma utilizada para "produzir" calor é através da utilização de tanques providos de resistências elétricas chamados de "boilers". Este procedimento faz os custos de processamento e o desperdício de energia aumentarem, pois, os equipamentos que utilizam corrente elétrica diretamente para aquecimento de água possuem uma eficiência exergética muito baixa. A questão então se volta para o desenvolvimento de um equipamento que utilize racionalmente a energia elétrica. Pouco conhecidas no Brasil, as bombas de calor são empregadas no aquecimento de residências e processos indústriais em paísesmais desenvolvidos. São equipamentos muito eficientes, podendo gerar um efeito 3 a 5 vezes superior a energia elétrica utilizada. Este projeto busca o desenvolvimento de uma bomba de calor tipo água-água acionada com biogás, proveniente da digestão anaeróbia de esterco bovino, para resfriamento de leite e, aquecimento de água utilizada na limpeza e desinfecção de equipamentos e instalações de ordenha, visando a eficientização do uso da energia elétrica no nível de propriedade leiteira.

Keywords : Bomba de calor; refrigeração; economia de energia; aquecimento; biogás.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese