4, v.1Desenvolvimento de uma bomba de calor água-água acionada a biogás para utilização em processos de aquecimento e resfriamento em laticínios visando a racionalização de energia no nível de produção leiteiraDesenvolvimento e aplicação de turbina eólica author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PAULA, Marco Aurelio Rodrígues de, ALENCAR, Harley Souza and MOURA, Exdras Deivys Alves. Desenvolvimento de uma metodologia para a adequação ambiental de Centrais Hidrelétricas quanto ao nível de ruído sonoro. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100046&lng=en&nrm=iso> .

O parque energético brasileiro é constituído principalmente por Pequenas Centrais Hidrelétricas que aproveitam a energia da água dos rios para a geração de eletricidade. Desde a sua concepção, o licenciamento ambiental das mesmas representa o mais importante critério para garantir a implantação das mesmas. Todavia, após sua entrada em operação, podem aparecer problemas associados com a poluição sonora devido aos níveis de ruído produzidos pelos grupos turbina e geradores na casa de máquinas, que podem comprometer a qualidade de vida nos núcleos de ocupação humana no meio rural. Neste trabalho, mostra-se que existe a necessidade para efetuar estudos no que se refere à implantação de unidades de geração de energia quanto aos níveis de ruído gerados, avaliando-os segundo a legislação federal. Realiza-se medições de ruído no sítio da PCH Luiz Dias, pertencente ao campus da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Keywords : Mapeamento Sonoro; Microcentrais Hidrelétricas; Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese