4, v.1Desenvolvimento e aplicação de turbina eólicaDevelopment of a small solar thermal mechanical pumping system author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MAINARDES, Roque Luiz S., BIANCHI, Daniela, PADILHA, Helio et al. Desenvolvimento e caracterização de um protótipo de refrigerador de absorção alimentado por emissões automotivas. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100048&lng=en&nrm=iso> .

Considerações econômicas e ambientais trouxeram um novo interesse nos refrigeradores alimentados por uma fonte de calor. Um esforço considerável de pesquisa tem sido investido no estudo de sistemas de refrigeração desse tipo nos últimos anos. Tais sistemas podem utilizar fontes de energia renováveis, como energia solar e gases quentes expelidos por outros sistemas. Em situações especiais, onde a preservação do ambiente é prioridade, a refrigeração solar é uma alternativa na conservação de alimentos e suprimentos médicos. Uma refinaria de petróleo é uma instalação industrial onde existe abundância de emissões de gases quentes. Um sistema de absorção adequadamente dimensionado poderia atender as necessidades da planta em refrigeração e condicionamento de ar, eliminando desta maneira, o consumo energético adicional da planta associado a estes sistemas. O sistema de refrigeração ou condicionamento de ar por absorção é formado por dois fluidos distintos de trabalho, isto é, um fluido absorvedor, e. g. , água e um fluido refrigerante, e. g. , amônia. O lado solução recebe o calor dos gases quentes através de um trocador de calor, chamado gerador; o compressor é substituído por um conjunto de equipamentos, isto é: absorvedor, bomba, válvula e gerador. Um refrigerador de absorção modelo ELECTROLUX sem bomba, foi utilizado para a construção de um protótipo. Para tanto, um trocador de calor de contra-fluxo foi dimensionado, construído e implementado em laboratório para prover o calor necessário ao funcionamento do equipamento, em substituição ao conjunto original multipropósito (eletricidade ou queima de gás). Esta pesquisa analisa, portanto, um sistema de refrigeração e condicionamento de ar por absorção baseado no par amônia - água, visando à utilização da energia das emissões de gases quentes como fontes de calor para o ciclo. O projeto foi realizado de forma a proporcionar uma entrada de energia no sistema, na forma de calor, equivalente ao sistema original que opera tanto por uma resistência elétrica como por um queimador de gás.

Keywords : instrumentação e testes; controle; construção de protótipo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese